Como preservar a sua coleção de perfumes


Pra quem gosta e faz coleção de perfumes assim como eu, essas dicas abaixo são extremamente importantes para preservar os seus tesourinhos, ou seja, seus perfumes... Rsrsrs...

Se caso você abriu seu armário e o seu frasco de perfume preferido, aquele que você tem ciúmes até de que olhem, está abaixo do nível que você tinha marcado com a fita métrica da última vez em que o usou. Sua mãe e sua irmão juraram que não tocaram nele, e seu namorado não usa seus perfume já faz um tempo. Antes que você chame o Exorcista, calma, pode ser que seu perfume sofra da síndrome da volatilização.

Você está ficando careca de saber que os perfumes atuais são concentrados diluídos em álcool. E álcool evapora. Ok, óleo também, mas sem tanta pressa, por assim dizer. Mas se você percebe que a velocidade do processo está ultra sônica demais para o seu gosto, desconfie da vedação do frasco. Normalmente deve haver um problema na válvula spray. Desculpe se comentar o óbvio agora, mas você pode perceber se a válvula está vazando percebendo se o frasco está úmido e oleoso por fora. Isto porque a tendência do álcool é evaporar e o óleo essencial, separado do álcool por esta reação, costuma ser mais denso e por isto impregna o exterior do vidro quando algum vazamento aconteceu. O ideal é trocar o restante do perfume para outro vidro com válvula em perfeitas condições. Pode ser, por exemplo, um purse spray, aquele frasco para carregar na bolsa que algumas perfumarias vendem.

Outro problema que a maioria de nós já conviveu, foi uma válvula spray que quase fraturou o seu dedo mas não borrifou nem um miligrama de perfume? Às vezes só desrosquear e rosquear novamente a válvula resolve o problema, outras vezes, só uma agulha finíssima pode desentupir o orifício. Atenção, pois uma válvula que libera pouco perfume pode ser a mais propícia para causar vazamentos, já que a pressão mecânica exercida pelo ar vai acabar forçando o perfume a encontrar outras saídas; e vai vazar pelo encaixe da válvula e do frasco, pode crer. Caso nenhuma das suas soluções caseiras resolva, bem, você sabe…exija seus direitos de consumidor.
Isso já aconteceu comigo e não tive como provar que o defeito da válvula veio de fábrica. Não é fácil conseguir ser ressarcida ou ter um perfume de duzentos, trezentos reais, substituído. Mas vale a pena tentar. 

Infelizmente perfume também tem validade, e se você perceber que adquiriu perfume vencido, seja esperto e troque. Os perfumes costumam ter as características de aroma preservadas em uma média de cinco anos. Tem gente que até pode discordar de mim, mas eu tenho perfumes que parecem inalterados com oito, ele já está vencido desde 2009 e continuo a usar e o seu cheiro é o mesmo, só ando notando alguns resíduos no frasco. Mas devo alertar que já vi amigas que disseram que apos o perfume vencer ficou um odor insuportável... É relativo!!!

Atenção aqui: não estou dizendo que você deve desistir da sua coleção de perfumes (até porque eu não desistirei da minha) porque, daqui a dez anos, eles não poderão ser usados. Quem coleciona faz isto por prazer, use o perfume enquanto ele é jovem e guarde 1/4 dele para a posteridade ou quando tiver acabando e se for um dos seus preferidos tenha mais que um do mesmo, se você puder. 

Acho que não custa nada relembrar que, sempre que possível, é bom guardar os frascos dentro de seus cartuchos originais. Proteger um perfume da luz é a mesma coisa que proteger um vinho ou um licor da luz: a tendência é que você mantenha o aroma original por mais tempo, já que a luz vai causar reações químicas não programadas pelo perfumista (então claro que são indesejáveis).

O calor deve ser evitado pelas mesmas razões. Não faz sentido guardar o seu maravilhoso perfume em cima da bancada do banheiro, onde ele fica à mão, porém sofrendo severas variações de temperatura. Os meus ficam dentro do meu guarda-roupas!!!

Tem gente que diz que guardar o perfume na geladeira é uma boa idéia, pois manteria o aroma por mais tempo. Eu não sei, para mim não funciona, não quero comida com cheiro de perfume nem meu perfume encarando tanta umidade. 

Se você for realmente maníaca por eles, e pretende evitar ao máximo a perda de perfume por evaporação, vale também a dica de envolver a tampa dos seus presssssciosossssss, com uma tira de tecido ou preferencialmente, uma tira de espuma EPE, aquele tipo de embalagem que amortece impactos.

Você pode mumificar seu perfume todinho com folha de espuma EPE, e guardá-los nos seus sarcofagozinhos, quer dizer, suas caixinhas. Ele estará seguro contra quedas, e menos propenso a vazamentos.

Infelizmente, coleções de perfume não vão durar para sempre, mumificando seus perfumes ou não, por todas as razões acima e pelo fato de que, normalmente, você mesma vai surrupiar uma gotinha aqui, uma gotinha ali…

E seus amigos e amigas não vão sentir e experimentar os tesouros que você tem, heheeheh?

Vi essa reportagem no blog Perfume na Pele e achei super interessante trazer pra vocês e lembrei-me que há muito tempo queria falar sobre este assunto, espero que vocês tenham gostado.

Beijinhos e boa sorte nas suas coleções!!!

17 comentários:

  1. adoro suas dicas, sempre rs!


    beijos
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que fofo!!!!

    Ameiii.... lindo o Blog está!!!

    Beijos


    thay-degasperi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e eu... Acho que meu perfume está com essa "síndrome" ): tem menos de meio dedo no frasco ): e ele é tão bom :T Superemos!

    Um beijo, Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam, adorei as dicas, principalmente a de guardar longe do sol, beijocas e um ótimo fds!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e por participar. Estou te seguindo sim! Bjim!

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, Pam!
    Beijosss
    ótimo final de semana ;)
    Beijosss
    http://blushcomsaltoalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Também adorei, eu sempre guardo os meus no guarda-roupas!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei o blog.
    Já estou seguindo, segue de volta?
    Beijos

    www.adnemodaemusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, adorei as dicas.. vou seguí-las.

    bjs Má
    Te espero - www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Eu não tenho coleção como você, mas cuido do pouco que tenho :P
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii Pam :) Eu sempre gostei de perfumes, mas nunca foi a minha paixão, gostaria de ter mais do que tenho e talvez colecionar, com o teu blog não tem como nao se apaixonar por perfumes. Gostei do post. Bjos

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas!

    Beeeijo
    www.clubedadeinha.com

    ResponderExcluir
  13. Amore,

    Todas as dicas anotadinhas.. agora não esquecerei jamais!!
    bjos, gata
    P.S - Estou cadastrando as amigas blogueiras e gostaria de teu email. Obrigadão.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas as dicas!!!
    Beijinhos ;*
    http://fashionableword.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que bacana as dicas flor *-*

    Beijocas e ótimo final de semana

    http://opinandomoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dica e deixo uma dica para comprar miniaturas. www.monpetitparfum.com.br. Abs,

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkk, A mulherada não tem o que fazer mesmo !!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante para nós.
Obrigada!!!