Cuidado com o prazo de validade de sua maquiagem

Saiba como cuidar, armazenar e trocar sua maquiagem de acordo com o prazo de validade de cada produto. Sua saúde agradece! 
Se você é daquelas loucas por maquiagens, como eu? Não resiste a uma novidade na prateleira, uma nova cor de batom, tipos de base, sombras em creme, pó, líquida, enfim, são inúmeras as versões dos produtos de maquiagem que o mercado oferece. Mas, um cuidado não muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético, ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada de maneira inadequada.

Segundo Anelise Helena Leite Leal, Farmacêutica e Bioquímica, Proprietária da Tave Pharma, “com certeza, um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo, não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia que o paciente tem de, se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia, explica.

Vale lembrar que o rímel e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos.

Outra dica da farmacêutica é que, geralmente a contaminação recente não altera cor, nem odor do produto. Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa. Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses. Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto, sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual a ambos.

As reações são iguais ou ainda piores que os cosméticos. Pois, na maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária.

Eles podem, além de oxidar (começa a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar, alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não misturarem-se mais formando uma placa sólida. O pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação. Ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. Aliás, tudo pode acontecer ao mesmo tempo também!

Dicas de como armazenar sua maquiagem

  • O mais importante: Não armazenar no banheiro. Este é o pior lugar por causa da umidade. Maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se. Coloque aqueles dessecadores à venda nos supermercados para prevenir a umidade do recipiente. E lembre-se de substituí-los frequentemente por novos.
  • Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.
  • Use sempre sua maquiagem, para quando chegar o dia de jogá-la fora você saber que aproveitou bem. Hoje em dia, as maquiagens de boa qualidade protegem e tratam a pele como se fossem bons cremes.
  • Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida. E não compre em excesso. Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.
  • Lave seus pinceis com shampoo anticaspa de quinze em quinze dias e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes são eles que contaminam a maquiagem.
  • A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou necessaire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.
Agora vamos ter mais cuidado não é meninas?!
Bjs...

Fonte: Dra Anelise H. Leite Taleb
Farmacêutica, Mestrado em Microbiologia, Pós Graduação em Cosmetologia pela Racine; MBA em desenvolvimento de Cosméticos pela IPUPO, com validação na França; Membro da Sociedade Francesa de Cosmetologia; Membro da Sociedade Americana de Farmacêuticos Cientistas com sede em Nova York; Atualmente é Diretora Técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação que há 25 anos é referência no mercado nas formulações cosméticas diferenciadas.

12 comentários:

  1. Esta dica é importante mesmo, preciso urgente revisar as minhas


    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sempre estou de olho na validade da minha maquiagem, alias já faz um bom tempo que parei de comprar justamente para usar o que tenho e não deixar estragar encostado na gaveta!

    Bjs;

    www.perfumedepitanga.com

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que não deixo minhas makes no banheiro, é muito perigoso usar coisas vencidas no rosto .. mulheres tem que ficar atentas ..


    Passa lá ?
    http://estiloofemininoo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Marianna.

    ResponderExcluir
  4. suas dicas são muito boa eu sempre verifico viu!!!

    Otimo feriadão
    beijokas
    http://www.estilopropriobysir.com/2012/06/sorteio-em-parceria-maquel-cosmeticos.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Panmella! Dicas mega importantes, é sempre bom saber um pouquinho mais, amei esse post!
    Um feriado INCRÍVEL para você! Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam, no fim de semana passado fiz uma varredura nas minhas maquiagens pra verificar justamente o prazo de validade de todas, e ainda bem, estavam dentro da data, beijocas

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas!! É bom sempre ficar de olho no prazo de validade mesmo.. srs
    Passa lá no meu blog e veja o post sobre Testes em Animais
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo ótimo Post!!! Sempre confiro a validade de tudooo!!! rsrsrsrs... Mil Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Bem legal! Adorei a dica!

    Beijinhos ;*
    fashionableword.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. São dicas realmente valiosas, muita gente nem presta atenção nisso. Vou prestar mais atenção na validade da minha maquiagem de agora em diante!
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. uaaaal maravilhoso post!
    Pam,sabe que uma vez meu rímel me deu coceira e caiu alguns pelinhos dos meus cilios? eu comprei um novo logo em seguida e comentei com a moça da loja do ocorrido,porque eu inocente achei que fosse uma reação alergica,comentei com a moça por comentar sem reclamar...eu e ela conversamos e por sorte eu estava com ele na bolsa, eu mostrei a ela e ela achou a data de validade que estava bem apagadinha mais dava pra ver bem que já estava vencido fazia 3 MESES!!!! ou seja, se eu usava mais um pouquinho estaria FERRADA. não sei o que eu fiz porque o rimel ainda nao tinha acabado por completo, dava pra usar mais um ou dois meses.Agora eu sempre fico ligada porque lembro muito bem o quanto coçava meu olho,fui até ao oftalmologista que me encaminhou para um dermatologista. foi bem ruim!

    adorei o post!!!!!
    beijos
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito bem lembrado. Adorei a postagem, bem explicadinho. ^^

    bjo bjo
    Cecília
    @FashionBlumen
    http://fashionblumen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante para nós.
Obrigada!!!