Como escolher a fragrância ideal

Meninas vi essa reportagem no site Chic da Gloria Kalil e não pude deixar de compartilhar com vocês...
Perfumista da L’Occitane ensina a escolher a fragrância ideal no lançamento de nova linha da marca
L'Occitane en Provence traz sua Collection de Grasse para o Brasil em outubro

A L’Occitane apresentou nesta terça-feira (23.07) sua nova linha de fragrâncias finas, a Collection de Grasse, que chega ao público a partir de outubro. São quatro novos perfumes que ganham também extensões em loção corporal e produtos para o banho: jasmim & bergamota, magnólia & amora, baunilha & flor de narciso e chá Verde & bigarade (esta considerada unissex). Além dos ingredientes raros, como o jasmim de Grasse e baunilha de Madagascar, a linha que levou um ano para ser desenvolvida conta com embalagens inspiradas na perfumaria tradicional, todas feitas na fábrica da marca na Provence, na França.

A perfumista Karine Dubreuil, criadora da linha, veio ao Brasil para o lançamento da Collection de Grasse, grande aposta deste ano da L’Occitane por aqui. Formada pela Escola de Perfumaria Roure e natural da região de Grasse, cidade francesa conhecida como capital mundial no perfume, Karina conversou com o Chic sobre o lançamento e o universo da perfumaria.

No que a pessoa deve prestar atenção para encontrar uma fragrância própria?
Há uma dificuldade ao se escolher um perfume em uma loja, pois ela geralmente está saturada de fragrâncias no ar. Então o meu conselho seria para que, depois de sentir naqueles papeizinhos, a pessoa vaporize a fragrância nela e nas roupas, e então passe um dia, algum tempo com ela, para sentir como ela reage. As primeiras notas que a gente sente são a de cabeça, só que elas são voláteis, não ficam. A personalidade do perfume você só percebe depois nas notas de fundo, as de coração e base. Por isso é muito importante viver o perfume, para depois poder escolher.

E para aumentar a duração da fragrância no corpo, qual a sua dica?
Aconselho não utilizar diretamente no corpo, mas sim vaporizar no cabelo, nessa região [indica para colo e ombros] e nas roupas, porque é isso que vai permear e penetrar e você vai sentir a fragrância. Isso é bom principalmente aqui, que é um país de clima quente, e acontece de colocar a fragrância no corpo e modificar o perfume.

Como se formar na carreira de perfumista?
Existem as escolas que estão dentro das grandes empresas, e também há duas em Paris (uma era de Grasse, a de Rour, agora chamada Givaudan) e outra em Grasse. São as melhores.

Qual a tendência do momento para a perfumaria?
Depois de um período de muitos florais e frutais, e justamente pelo excesso deles, agora há uma tendência de voltar para os amadeirados. Utilizam-se ainda florais e frutados, até porque quando fazemos pesquisas sobre o que mais agrada no mundo inteiro são os florais, mas há essa volta dos amadeirados e as matérias-primas mais preciosas.

E os homens, estão ousando mais nas fragrâncias?
Eles permanecem bastante tradicionais, evoluem mais devagar que as mulheres olfativamente. Mas estamos observando que notas como lavanda e gerânio estão funcionando bem, no lugar do gosto pelo couro, que era comum antes. Mas hoje eles estão mais abertos, o frescor continua e é o ponto mais importante pra eles. 

Qual a sua fragrância favorita da Collection de Grasse?
Pessoalmente adoro as notas amadeiradas, então Magnólia & Amora. Também adoro baunilha, então Baunilha & Flor de Narciso também. Eu normalmente não uso muito perfume, como trabalho nessa área não posso chegar toda perfumada. Mas para o dia a dia, eu usaria o Jasmim & Bergamota. Difícil escolher!

A Collection de Grasse chega para fazer parte do portfolio fixo da L’Occitane en Provence no Brasil. Até o final a linha ganhará novas fragrâncias, inclusive masculina.

L’Occitane en Provence
0800 171 271

10 comentários:

  1. Oi Pam, adoro fragrância mais masculinas rsrsrsr, as doces fico tão enjoada...., adorei as dicas, beijocas

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a reportagem Pan! Essa coleção deve ser uma delícia! E eu adorei todas as dicas que a perfumista passou, principalmente de borrifar o perfume nos cabelos pra durar mais! Gostei e vou usar!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas Pamela.
    Tem uma surpresa no blog
    Ótimo dia.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Pam

    Que post legal e bem instrutivo, realmente para escolher uma fragrância pra mim é difícil, e que permaneça é pior ainda. Gostei da discas, irei lembrá-las, qdo for comprar um novo perfume.

    bjokasss

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom, ótimas dicas. Bj

    http://asgarotasdonl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uaau, acho que ser perfumista precisa ser alguém com extremo talento ..

    chadecalmila.blogspot.com
    Fan Page > facebook.com/blogchadecalmila

    ResponderExcluir
  7. Oi querida amiga tudo bem!
    Nossa amei a dica...
    Amo a sua visita minha amiga...volte sempre!
    Beijão enorme

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante para nós.
Obrigada!!!