Cuidado com a validade dos cosméticos

Olá pessoal, hoje passei por uma coisinha chata e queria dividir com vocês, comprei uma base e dois pó compacto na Sephora.com que estavam em promoção e pra minha surpresa um veio quebrado e o outros com a data de validade bem próxima do vencimento, fiquei triste, pois compro na Sephora há mais de 5 anos e nunca tive problema nenhum, sempre me enviaram tudo certinho, e como devem ter percebido sempre indico e elogio muito a marca por aqui, espero de verdade que tenha sido um erro, até porque erros acontecem e que resolvam meu problema, pois apesar do ocorrido ainda acredito que a Sephora é uma empresa séria!

Com isso, resolvi checar os prazos de validade das minhas maquiagens e cosméticos e descobri algumas coisas legais e importantes sobre o assunto e não poderia deixar de dividir com vocês!!!

Existe uma site muito legal que descobre a data de fabricação e validade de seus cosméticos de uma forma bem simples, usando apenas o lote e a marca, achei o máximo, pois descobri que muitosssss dos meus cosméticos estão sem data de validade, já que na maioria das vezes jogamos a caixa fora, ficando apenas no produto o número de lote. O nome do site é Find Cosmetics Production  e como falei anteriormente nele você seleciona a marca onde tem Select brand e o lote onde tem Enter code e pronto você descobre a fabricação, a validade e quantos meses ou anos faltam pra vencer, fiz um verdadeiro check-up nos meus cosméticos.

Outra coisa muito importante e que deixamos passar despercebido é que ao abrirmos um cosmético o prazo de validade dele muda, deixa de ser aquele que aparece na caixinha ou no site acima, e passa a ser o demonstrado na embalagem, onde diz que após aberto consumir por um ano, ou seis meses (exemplo), só que isso nunca é claro, eles indicam essa validade através de um código que a maioria das pessoas acabam sem dar atenção ou entender, como mostra a imagem abaixo:
Essas figurinhas significam que após aberto o produto vale por 36 meses, 12 meses ou 9 meses. Abaixo tirei uma foto de três cosméticos (um perfume, um shampoo e uma máscara de cílios) que apresentam o indicativo de validade após aberto.
Pessoal tem que ter cuidado porque após aberto o produto sofre alterações já que contato com ar e com inúmeros germes e com isso sofrem oxidação e alteração, podendo causar sérios danos a sua saúde! 
Beijos, espero que o post possa ter sido útil pra vocês!!!

5 comentários:

  1. Comprei também na promoção da Sephora uma base com o vencimento até Dez/13, já encaminhei um e-mail para solicitar a troca !
    Também fiquei bem chateada pois estava louca para testar o produto.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou meia descuidado com isso, confesso!

    Um beijo,
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que chato, espero que você consiga trocar, afinal é um direito seu. Confesso que hoje só compro se olhar a validade pois já perdi muito produto.
    Super bjks ♥
    Blog Carioca Básica

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam, tenho o maior cuidado com o prazo de validade dos meus cosméticos, dou uma geral de 6 em 6 meses, e separo tudo: os mais próximos de vencimento coloco para serem urgentemente usados; os com o prazo de validade "mediano" coloco separado para serem usados com menos frequência e os que o prazo é muito maior, deixo acontecer rsrsrsrs, beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam, muito legal vc chamar atenção pra isso, pois eu não tenho esse cuidado e preocupação, vou ficar atenta...bjs linda, fiquei no seu blog amei ele.

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante para nós.
Obrigada!!!